Alterar senha do root do linux.

Requisitos

  • Uma instalação Linux que você não possui a senha de root.
  • Uma live distro (distribuições que rodam direto do CD ou do disquete) ou uma outra instalação que você possua a senha de root.
  • Micro com drive de CD ROM ou disquete, ou disposição para instalar o HD em outra máquina.

Mãos a obra

Nesse artigo usei uma distribuição em CD muito popular aqui no Brasil, o Kurumin Linux, mas existem muitas outras como o Knoppix e o Gentoo.Você também poderia remover o HD da instalação a qual quer recuperar a senha e instalar em uma outra máquina a qual você possua a senha de root.

A manha será montar a partição raiz da instalação sem a senha para podermos alterá-la. O comando vai ser o mesmo de qualquer forma.

Logado como root no sistema que você possui a senha (no Kurumin você abre o root shell no menu “Configurações do Sistema”) você precisará montar a partição:

# mount /dev/hda3 /mnt/hda3

No meu caso o HD estava assim:

hda1 = Windows
hda2 = Linux Swap
hda3 = Linux ext3 /
hda4 = Linux ext3 /var

Se você não souber como o HD está particionado pode usar o comando

$ df

Se tudo deu certo você conseguirá acessar o outro file system:

# cd /mnt/hda3
# ls

bin   dev  home    lib         misc  opt   root  srv  usr
boot  etc  initrd  lost+found  mnt   proc  sbin  tmp  var

Mudando a senha

Com a partição montada e logado como root você terá acesso de escrita ao file system que parecia perdido.Você deve estar perguntando “e daí? como troco a senha?”

É simples! Lembra-se do arquivo /etc/shadow? Este arquivo contém entre outras coisas, as senhas criptografadas dos usuários. A criptografia é feita por um processo (conhecido como hash) unidirecional e portanto não pode ser “des”criptografado pelo sistema e também não podemos alterá-la diretamente nesse arquivo, pois aí não estaria passando por esse processo e não seria aceita.

O jeito então é eliminar a senha da seguinte forma:

# chroot / vi /mnt/hda3/etc/shadow

Mudando é claro se necessário o /mnt/hda3 para o local onde você montou o file system que terá a senha alterada.

Pressione “i” para entrar no modo de edição do editor vi e navegue até a linha onde estão as informações do usuário root, algo como:

root:$1$8JoCa9gd$yTSRGtrWo3tUIpZwEbNLg0:12739:0:99999:7:::

Apague tudo do primeiro “:” ao segundo, vai ficar assim:

root::12739:0:99999:7:::
ATENÇÃO: não apague os “:”!Aperte “ESC” para sair do modo de edição do vi e em seguida “:wq!” para salvar e sair do arquivo.

Depois disso saia dessa distribuição e acesse a que estava sem senha.

Logando como root novamente

Depois disso tudo você ligou novamente o micro e aparece a tela do login, digite então “root” e aperte ENTER, em seguida, quando pedir a senha, não digite nada, dê ENTER novamente e pronto! Você está logado como root! Agora é só dar passwd e escolher uma nova senha.Parece trabalhoso mas não é, como um CD do Kurumin ou qualquer outra distribuição que roda direto do CD você não gasta mais que cinco minutos para recuperar a senha.

 

Fonte: https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Como-recuperar-a-senha-de-root-usando-uma-live-distro/?pagina=1

Deixe um comentário