0

rcconf e bum – Gerenciando a inicialização de serviços no Linux

Vamos falar hoje sobre duas ferramentas para configuração e controle dos serviços de sistema durante a inicialização: rcconf e bum.

 

Pacote rcconf – Debian Runlevel Configuration Editor

 

Esta ferramenta permite configurar os serviços do sistema em conexão com os runlevels (níveis de execução) do sistema. Ela permite controlar quais serviços são iniciados quando o sistema sobe ou é reiniciado. Ele mostra um menu com todos os serviços que podem ser inicializados junto com o sistema.

O rcconf obtém uma lista de serviços a partir do diretório /etc/init.d/, e analisa os diretórios /etc/rc?.d para determinar se os serviços estão ativos ou não. Na verdade, trata-se de um front-end TUI (Text User Interface) para o comando update-rc.d.

Vamos à sua instalação e testes:

 

Instalando o pacote:

# sudo apt-get install rcconf

 

Rodando o aplicativo no modo básico:

# sudo rcconf

 

Percorra a lista de serviços com as setas de direção do teclado, e marque ou desmarque serviços para inicialização dando um toque na barra de espaços do teclado.

 

Vamos agora analisar o pacote bum, que possui mais opções de visualização e configuração – mas só roda na interface gráfica:

 

Pacote bum – Boot-Up Manager

 

O pacote bum possui uma funcionalidade semelhante à do rcconf, porém além de rodar na interface gráfica ainda traz algumas opções de configuração e visualização não disponíveis no rcconf.

 

Instalação

# sudo apt-get install bum

 

Rodando:

# sudo bum

Ou procure pelo Boot-Up Manager no menu de aplicativos do seu sistema:

Para ativar ou desativar um serviço, basta clicar sobre ele na lista com o botão direito do mouse e escolher as opções Activate (Deactivate) & apply now. Se quiser parar um serviço, clique em Stop now, e se quiser iniciar um serviço parado, clique em Start now:

 

Note que do lado direito da tela há alguns ícones indicativos do status dos serviços. O significado dos ícones é:

 

  • Lâmpada acesa: O script gerou um serviço e está rodando atualmente.
  • Lâmpada apagada: O script gerou um serviço mas não está rodando no momento.
  • Um traço (hífen): O script roda uma vez na inicialização (para gerar alguma configuração, por exemplo).
  • Uma interrogação: O bum não conseguiu detectar se o serviço está rodando no momento.

 

Marcando a opção Advanced na parte inferior da janela teremos acesso a duas guias extras no aplicativo: Services e Startup and shutdown scripts

Na guia Services temos uma listagem completa de serviços do sistema, divididos por runlevels com suas respectivas configurações. Podemos ativar ou desativar os serviços clicando nos checkboxes da coluna Activate, e cada vez que selecionamos um serviço, uma pequena descrição sobre ele aparece na parte inferior da tabela:

 

Já na guia Startup and shutdown scripts podemos visualizar e configurar os scripts de inicialização e desligamento do sistema:

 

Vimos neste artigo duas ótimas ferramentas para gerenciamento dos serviços que são inicializados no sistema, uma que roda no console (rcconf) e outra na GUI (bum).

 

Fonte: http://www.planetaunix.com.br/2014/12/rcconf-e-bum-gerenciando-inicializacao.html

 

Fazio

Profissional de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), estuda sobre o assunto desde 1996. Formado em 2011 pela UNIP, trabalhou no suporte técnico de produtos Apple® por 2 anos, atendimento e suporte a computadores pessoais desde 2009 e gerenciamento de servidores e workstations desde 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *