Linux – Comando du e df

Linux tem um leque imenso de comando que podemos utilizar e que facilita e muito a vida de qualquer Analista ou Administrador de Redes. E sabendo usar uma boa parte desses comando é possível escrever Shell Scripts para automatizar alguns processos que antes você faria manualmente. Enfim hoje vou comentar sobre dois comandos semelhantes mas com retornos diferentes e são eles df e du.

df: Relata o espaço de disco usado pelo sistema (Usado e Livre)

du: Relata o espaço utilizado no disco de tal arquivo ou diretório

df

Provavelmente se você digitar apenas df, você irá ter um retorno não tão amigável para uma primeira impressão, algo assim:
Então essa seria a informação sobre nossa partição, tem o Sistema de Arquivos, Usado, Disponível, Uso em porcentagem e onde esta montado, mas vamos melhor essa pesquisa:

 

Ae, agora sim, agora estamos vendo o tipo de cada partição ou unidade montada e seu tamanho e espaço utilizado em KB, MB, GB, isso é possível com -T o tipo da partição, e -h seria algo como me forneça os dados em formato humano hehe, converta para unidades fáceis de identificar como MegaBytes, KiloBytes, GigaBytes.

No meu caso tenho apenas um HD e apenas a partição 1, mas quando se usa vários HD’s e partições utilizando um script e algum tratamento de expressão conseguimos alertar de quando a partição estiver cheia de dentro outros recursos que podem ser implementados.

du

Agora no comando du, que iremos obter resultados de espaço ocupado por diretórios e arquivos, iremos ter um retorno assim:

Novamente um retorno não muito amigável certo? Vamos melhor isso, vamos dizer que você quer saber quanto tem na pasta /home então você poderia digitar du /home/ e será retornado o tamanho de todos diretórios, sub-diretorios e arquivos que estão no /home/, mas para melhorar a visualização vamos passar o espaço ocupado para (KB, MB e GB) novamente usando o -h, então ficaria assim no nome /home.

Eu falei sobre tamanho de arquivo, sim é verdade podemos verificar o tamanho de um arquivo no disco, vamos ver um exemplo:

Como podemos ver eu peguei um arquivo no /usr/local/nagios/nagios-3.3.1.tar.gz, dois scripts no usuário bueno e um driver no diretório NetmosDriver e ele me retornou o tamanho dos arquivo em KBytes e MBytes.

E assim utilizando o man du, podemos verificar as varias sintaxes que podemos usar como por exemplo e se eu quero saber o tamanho total do diretório também, ou apenas o tamanho total, como nas duas imagens abaixo:

Na primeira imagem podemos ver que tem o acréscimo do -hc e obtivemos o total no resultado e se acrescentarmos o -hcs iremos ter como retorno apenas o total do diretório especificado.

Fonte: http://cleitonbueno.com/linux-comando-du-e-df/

Deixe um comentário