Como liberar módulos de terceiros no HPE e Aruba

Alguns modelos de switch da HPE tentam exigir apenas a utilização dos caríssimos módulos originais em seus equipamentos, e ao tentar utilizar módulos de outros fabricantes, seja FibraStore, seja Dell, Cisco, etc. O switch irá apresentar alguns erros e/ou alarmes de potência, Tx, ou até mesmo a porta SFP do switch HP desligar, entre outros.

Aos poucos a HPE começa a entender que o mercado busca soluções flexíveis e que não dependam 100% de um fabricante. A dois anos ela liberou uma atualização e uma lista de switches da Aruba: 3810M, 5400R, 2920, 2930F, 2930M, 2540, and 2530.

Para os modelos HP mais básicos, como a família 1920 e similares, não é necessário nenhum comando.

Vamos aos passos:

  1. Inserir o comando CLI: allow-unsupported-transceiver [confirm] O sistema irá mostrar uma mensagem de aviso e irá solicitar um “Y” para a confirmação ( a menos que seja especificada a opção “confirm”)
  2. Após confirmar o comando siga esses passos, caso os módulos da FibraStore estavam plugados no switch HPe durante a execução do comando, é necessário remover e inserir novamente esses módulos no switch para que o comando passe a funcionar.
  3. OPCIONAL: Verifique que os módulos da FibraStore estão funcionando e liberados através do comando: show running-config Aproveite e já deixe salva essa opção para já estar habilitada quando reiniciar o equipamento.
  4. OPCIONAL: Ainda para verificar, utilize o comando abaixo para listar os transceivers habilitados: show tech transceivers

Exemplo mensagem após comando show tech. *Indica transceiver não suportado

Como esse comando não está documentado na lista de comandos da HPE, ele não irá aparecer caso tente inserir da forma comum, portanto devem ser inseridos manualmente. fonte: https://community.arubanetworks.com/aruba/attachments/aruba/CampusSwitching/3089/1/ARUBAOS-SWITCH%20UNSUPPORTED%20TRANSCEIVER%20GUIDE%20V2.pdf

Agradeço a fonte deste artigo abaixo:

https://www.fibrastore.com.br/post/como-liberar-m%C3%B3dulos-de-terceiros-no-hpe

Deixe um comentário